quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Maior líder muçulmano da Arábia Saudita pede a destruição de todas as igrejas da região

O xeique 'Abdul 'Aziz bin 'Abdullah, o grão-mufti da Arábia Saudita e maior líder religioso do país onde Maomé nasceu, declarou que é “necessário destruir todas as igrejas da região”:
"[أنه] يجب أن تهدم كل كنائس المنطقة، عملا بالحديث النبوى، لا يجتمع فى جزيرة العرب دينان"
afirmação do líder muçulmano foi uma resposta ao questionamento de uma delegação do Kuwait, onde um membro do parlamento pediu que igrejas fossem “removidas” do país.
O grão-mufti salientou que o Kuwait é parte da Península Arábica, e por isso seria necessário destruir todas as igrejas cristãs de lá.
O xeique se baseou em duas famosas hadith -- uma delas o profeta do Islã teria declarado em seu leito de morte:
"Yahya relatou a mim de Malik de Ismail ibn Abi Hakim, que ele ouviu Umar ibn Abd al-Aziz dizer: "Uma das últimas coisas que o Mensageiro de Alá -- que Alá o abençoe e lhe dê paz -- disse foi: 'Que Alá lute contra os judeus e os cristãos. Eles transformaram os túmulos de seus profetas em locais de prostração. Dois dins (leis/religiões) não devem coexistir na terra dos árabes/Península [arábica]."  Malik Muwatta, livro 45, número 45.5.17
E a outra 
"Expulsarei os judeus e os cristãos da Península Arábica e não deixarei ninguém além dos muçulmanos." Sahih Muslim 4366
Estas falas sempre foram entendidas como a proibição da prática de qualquer religião que não seja o islã no local. A exceção fica por conta de partes do Iêmen, onde os judeus têm permissão para morar, desde que aceitem o status de Dhimmi -- cidadãos de segunda classe. 
Esta opinião pode ser encontrada em diversos escritos, como nos do imã medieval Ibn Hajar al-Asqalani (1372 - 1449), que escreveu:
"Os pagãos não estão autorizados a se estabelecer especificamente na região de Hejaz, significando Meca, Medina, al-Yamamah e seus arredores. Isso não se aplica a outras regiões que são consideradas parte da Península Arábica. Isso ocorre porque todos concordam que eles podem viver no Iêmen, embora ele seja parte da Península Arábica. Esta é a opinião da maioria dos estudiosos. (6/198 فتح الباري)

O xeique Abdul Aziz bin Abdullah não é um líder muçulmano qualquer. Ele é o grão-mufti do berço do islã. Ele é também o presidente do Conselho Supremo dos Ulemás  [estudiosos islâmicos] e o presidente do Comitê Permanente para a Investigação Científica e Emissão de Fatwas. Quando se trata do que o Islã prega, suas palavras têm uma importância gigantesca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário